Identificação e Enquadramento do projeto
Aviso: 36/SI/2015
Projeto nº: POCI-03-3560-FSE-000162
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Fundo: FSE
Eixo Prioritário: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego
Objetivo temático: Promoção e sustentabilidade e da qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral
Prioridade de Investimento: Adaptação dos trabalhadores, das empresas e dos empresários à mudança
Tipologia da operação: Formação-Ação para PME
Organismo Intermédio: IAPMEI – AGÊNCIA PARA A COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO, I. P.
Montantes Envolvidos
Custo Total elegível: 180.798,38€
Comparticipação FSE: 148.871,70€
Data de Início do projeto: Março 2017
Data de Fim do projeto: Março 2019
Síntese do projeto
Com este projeto pretende-se dar o contributo efetivo às PME para a formação dos empresários e gestores na reorganização e melhoria das capacidades de gestão, nas temáticas selecionadas. Este contributo efetivo é alcançado através da implementação de um programa estruturado de intervenção no conjunto das PME abrangidas visando a obtenção de soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar.
Descrição e objetivos do Projeto
Intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
• Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
• Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
• Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Metodologia de Formação-Ação
Ciclos (temáticas)
“Gerir negócios em ambiente digital”
Criação ou reforço da utilização dos meios digitais no desenvolvimento do negócio; Adopção estratégias de marketing digital; Utilização eficaz e responsável as redes sociais; Melhoria do conhecimento do comportamento do consumidor e adequar a oferta ao mercado; Optimização da comunicação digital do negócio; Potenciação do ambiente digital, designadamente ao nível de sistemas integrados de gestão empresarial, de plataformas eletrónicas de compra e venda e de sistemas de vendas online.
“Abordar e atuar em mercados externos
Aquisição de competências para atuar em novos mercados, o apoio na definição de um plano de internacionalização, e a redefinição de processos face a novos desafios, são os principais objetivos deste ciclo.
Metodologia:
A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se assim de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job).
– 119 horas de formação interempresa (um representante por empresa), distribuídas por 8 workshops de 14 horas (2 dias) com um intervalo de 1.5 meses e 1 workshop final de 7 horas (1 dia)
– 78 horas de consultoria por PME, distribuídas por 24 sessões ao longo da intervenção
Duração de cada ciclo: 12 meses
Destinatários:
O programa é dirigido às micro, pequenas e médias empresas até 100 colaboradores sediadas na NUT II Centro e Norte, com incidência para as que produzem bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis e não digam respeito a serviços de interesse económico geral.
Público-Alvo:
Empresários e gestores, bem como outros colaboradores das PME beneficiárias cuja valorização de competências se revele pertinente no âmbito do plano de ação a desenvolver.
Financiamento
Projecto sem custos directos para as empresas participantes
Os projetos são cofinanciados até 90% pelo Fundo Social Europeu. Os apoios a conceder revestem a forma de incentivo não reembolsável, ou seja, a fundo perdido.
Os restantes 10% são assumidos pela ATLBC a título de serviços prestados aos seus associados
Cronograma:
Março de 2017 e términus em Março de 2019
Pedido de Informação. Contacte-nos hoje mesmo!
Consulte-nos: geral@atlbc.pt | 22 753 88 01
Associação ATLBC – Centro de Investigação Aplicada para a Inovação e Sustentabilidade em PMEs
Atlântico Business Center
Sede: Praça Mouzinho de Albuquerque, nº 113, 10º Piso, 6º Andar 4100-359 Porto
Delegação: Avenida dos Sanatórios, Edifício Heliântia 4405-604 Vila Nova de Gaia
Telefone: 22 753 88 01 / 00
e-mail: geral@atlbc.pt
URL: www.atlbc.pt