FORMAÇÃO-AÇÃO

Com inicio previsto para Janeiro de 2020 a ATLBC irá promover (sem custos para as empresas participantes) 2 ciclos de formação e consultoria dirigidos às PME, um subordinado ao tema Economia Digital e outro dedicado à Internacionalização, no âmbito do Programa Academia de PME, um programa de Formação-Ação, apoiado pelo Portugal 2020.

O Programa Academia de PME é dirigido a gestores e empresários, decorrendo as sessões de formação (workshops)  no Edifício Heliântia em Valadares, Vila Nova de Gaia e a consultoria nas instalações de cada empresa.

 

A ATLBC promoveu já entre Março de 2017 e Janeiro de 2019, dois outros ciclos de consultoria e formação, um na área da Internacionalização “Abordar e atuar em Mercados Externos” e outro dedicado à Economia Digital “Gerir Negócios em Ambiente Digital”, com a participação de 16 empresas em cada ciclo, tendo alcançado excelentes resultados.

 

 

Objectivos

Pretende-se com esta nova edição do Academia de PME intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

 

Metodologia da Intervenção

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes-fazer técnicos e relacionais. Trata-se assim de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job). A candidatura apresentará 2 ciclos, de 12 a 14 meses cada, com as seguintes características:

  • 119 horas de formação interempresa, com um representante por empresa, distribuídas por 8 workshops de 14 horas (2 dias) e 1 workshop final de 7 horas (1 dia);
  • 90 horas de consultoria individualizada por PME, distribuídas por 30 sessões ao longo da intervenção.

 

Áreas Temáticas

As intervenções a realizar no âmbito de cada uma das temáticas identificadas apresentam objetivos muito concretos:

Internacionalização

Capacitar as empresas para processos de exportação, internacionalização e consolidação da sua presença em mercados estratégicos.

Em função dos resultados do diagnóstico, pretende-se que as empresas:

  • Aumentem o conhecimento dos mercados externos atuais e potenciais
  • Preparem um plano de exportação e internacionalização
  • Adquiram competências para atuar em novos mercados
  • Adequem processos e produtos em função das características e necessidades dos mercados
  • Se capacitem para processos de internacionalização
  • Alarguem a sua base exportadora ou potenciem o seu capital exportador, por via do reforço dos canais de exportação, da prospeção de mercados, da diversificação de produtos, serviços ou modelos de negócio, de promoção e marketing internacional.

 

Economia digital

Desenvolver estratégias de crescimento através da utilização dos meios digitais.

Em função dos resultados do diagnóstico, pretende-se que as empresas:

  • Reconheçam a importância do ambiente digital
  • Ajustem os seus processos produtivos a novas tecnologias e métodos que confiram maior eficiência e eficácia
  • Adotem medidas de segurança informática que contribuam para a proteção dos dados dos seus negócios
  • Incorporem tecnologias de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, produtos ou segmentos de clientes e implementação ou otimização de plataformas web.

 

Consulte aqui as condições de elegibilidade do Programa Academia de PME.

Ficha de Projeto Academia de PME 2019-2021

Ver Ficha de Projecto APME 2019-2021

Mais Informações